Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > ESPEP > Imagens > Banner > Banner Aedes > GOVERNO DO ESTADO E A ESPEP NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Notícias

GOVERNO DO ESTADO E A ESPEP NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Faça parte desse combate também junto com o Governo do Estado.

 

Aedes na mira

 

O governo convoca toda a sociedade para atuar como agente de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti para ajudar a Paraíba a sair da lista dos estados com alto risco de epidemia. Para isso, o Governo elaborou um Plano Estadual de Contingência, com o intuito de diminuir os casos da doença em todo o território paraibano. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem realizado ações de combate ao Aedes aegypti na Paraíba, que inclui qualificação profissional, suporte técnico e organização da rede de saúde com todas as Gerências Regionais de Saúde (GRSs).

O governador elogiou a postura do Ministério da Saúde de ir aos Estados brasileiros com risco de epidemia. “Somos todos é co-responsáveis nesse processo de combate à dengue, pois isso não depende apenas do poder público, mas de cada cidadão brasileiro. O agente de saúde não tem condição de detectar todos os focos, já que muitos estão dentro das residências”, comentou.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vem sendo realizado pelo Exército nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Com o Corpo de Bombeiros, a atividade está acontecendo nos municípios de Alhandra, Conde, Malta e Monteiro. Nos demais municípios, as visitas são realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE). As visitas domiciliares são uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Prefeituras, com objetivo de exterminar os criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Por onde têm passado, as equipes recebem o apoio da população que elogia a ação do Governo do Estado e se mostra receptiva às orientações. Também são realizadas campanhas publicitárias para conscientização da população, a fim de que se mantenha atenta e participe do combate à doença. As peças publicitárias foram veiculadas tanto em forma de panfletos educativos como por meio dos veículos de comunicação e mídia.

Outra arma nesse combate é o aplicativo Aedes na Mira, que tem o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya). O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA).

A ESPEP apoia e colabora nesse combate ao mosquito Aedes aegypti, BAIXE O APLICATIVO disponibilizado gratuitamente para celulares e todos os dispositivos móveis, que tenham as plataformas android ou iOS.

Para baixar o aplicativo na plataforma android, basta ir na Play Store, já no iOS vai na App Store, digita “Aedes na Mira” e instala. Ao abrir o aplicativo aparecem as opções: “denúncia”, “cuidados”, “gestantes” e “serviços de referência”.

Na opção “denúncia”, aparece “capturar imagem”. Junto com a foto, devem ser enviadas informações sobre o local do possível foco do mosquito, em qualquer lugar da Paraíba. Do aplicativo, as demandas são enviadas, de forma imediata, para a Sala de Situação Estadual, localizada na sede da SES, na Capital, de onde são encaminhadas para as Secretarias de Saúde dos municípios para as providências. O cidadão que enviar a denúncia por meio do aplicativo receberá um retorno sobre o andamento de sua demanda.

Segundo o presidente da CODATA, Krol Jânio, seis estados (RN, AP, AM, PI, DF, ES) já entraram em contato com a instituição querendo adotar o mesmo aplicativo. “É muito importante esse interesse dos outros estados porque mostra que a Paraíba está no caminho certo, pois saímos à frente com o aplicativo e com isso a luta contra o mosquito ganhou um grande aliado. Por meio do Aedes na Mira a população pode interagir, de forma dinâmica, para que a efetividade do combate seja maior”, falou.

 

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br

 

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone