A SUPERINTENDENTE DA ESPEP, LUCIANE ALVES COUTINHO, RECEBE COMENDA DO CENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS.

publicado: 09/06/2017 16h29, última modificação: 09/11/2018 15h59
solenidade-dos-100-anos-do-corpo-de-bombeiro

A Superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba-ESPEP, Luciane Alves Coutinho, foi agraciada, na manhã desta sexta-feira (9), com a comenda comemorativa ao Centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em solenidade realizada no Ginásio O Ronaldão, no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

O evento teve a presença do governador Ricardo Coutinho, e homenageou 78 autoridades civis e militares que contribuíram para o crescimento do CBMPB. Dentre elas, o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, o procurador de Justiça, Valberto Lira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres, o deputado federal Damião Feliciano, alguns auxiliares do Governo, a exemplo do secretário da Comunicação Institucional, Luís Torres, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, entre outras autoridades.

A Superintendente da ESPEP sentiu-se muito honrada com a medalha e parabenizou o Corpo de Bombeiros pelo trabalho de extrema relevância ao povo paraibano. “ser agraciada com essa medalha é uma honra, e poder ter contribuído de alguma forma, indiretamente, faz meu dever como cidadã, realizada, mas a grande homenagem vai para toda a corporação que faz do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, que dedicam suas vidas para salvar outras vidas”, acrescentou.

Na ocasião, foi realizado desfile da tropa, a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e dos uniformes históricos que caracterizavam a corporação. Além disso, houve uma exposição itinerante de fotos antigas da corporação, apresentando a história da corporação e os serviços desenvolvidos hoje pelos mais de 1.200 militares que integram o Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, por meio do Decreto Estadual de nº 844 e, atualmente, conta com um efetivo de mais de 1.200 profissionais que atendem a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento (terrestre, em altura e aquática), além de atividades preventivas de fiscalização e de defesa civil. Desde 2011, mais de R$ 40 milhões foram investidos pelo Governo do Estado na modernização do Corpo de Bombeiros.

No evento, o governador Ricardo Coutinho, que também recebeu a medalha comemorativa ao centenário do Corpo de Bombeiros, como forma de agradecimento por todo o aporte dado pelo Governo do Estado à corporação. “Agradeço a oportunidade de estar presente no centenário desta instituição tão importante para a Paraíba e ainda receber esta medalha tão honrosa”, disse Ricardo.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, frisou “Nós estamos muito felizes em poder comemorar este centenário com tantos avanços para a corporação. Durante estes 100 anos muitos desafios tiveram que ser superados, mas os profissionais sempre honraram seu papel com muito zelo. Nos últimos anos, acompanhamos a modernização dos equipamentos e veículos, além de investimentos na qualificação dos profissionais, o que amplia nosso trabalho e quem ganha com isso é a sociedade. Hoje o Corpo de Bombeiros dá cobertura aos 223 municípios do Estado. Agradeço ao governador por tudo o que foi realizado na gestão”

Tropas em diversas modalidades de atendimento ocuparam a quadra do Ginásio O Ronaldão. Entre elas: Pelotões de Combate a incêndio; Busca e salvamento e Atendimento pré-hospitalar; além de representações de cadetes e guarda-vidas.