Notícias

Detran marca abertura do Movimento Maio Amarelo com lançamento de cartilha digital

publicado: 03/05/2017 14h13, última modificação: 09/11/2018 15h59
A solenidade de abertura oficial aconteceu nesta terça feira (02/05), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), ao lado do Detran-PB em Mangabeira.
Maio Amarelo- Atenção pela Vida

 

“Somente através da educação, será possível diminuir as estatísticas que envolvem o grande número de acidentes de trânsito na Paraíba e no Brasil, amenizando o sofrimento de famílias e sequelados, em especial entre os motociclistas”. A afirmação foi feita pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira, durante a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo no Estado, na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep), nesta terça-feira (2).

Na ocasião, ele conclamou os educadores, estudantes e a sociedade em geral para, juntos, combater essa “epidemia” que atinge as famílias brasileiras. “Precisamos de um esforço hercúleo e coletivo, no sentido de educar, desde a criança até a idade adulta, sobre a importância de prestar mais atenção às suas escolhas no trânsito” enfatizou Agamenon Vieira, se reportando ao tema da campanha do Maio Amarelo de 2017, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

A solenidade de abertura foi presidida pela chefe da Divisão de Educação de Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e contou com a participação de todos os diretores da autarquia; de professores e alunos da Escola Estadual Batista de Melo, além de representantes dos órgãos e entidades de segurança do trânsito, a exemplo da Polícia Militar, Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Maçonaria, Rotary Clube e motoclubes.

A programação foi seguida do lançamento da cartilha digital Trânsito Legal, que será distribuída em toda a rede de ensino público do Estado. Durante o evento, o diretor de Engenharia do Detran, Maurício Alves, destacou que “o Maio Amarelo é oportuno para uma reflexão, para que possamos ser instrumento transformador da nossa sociedade, evitando o aumento do número de mortes no trânsito”.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Detran da Paraíba aderiu ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos nas estradas e vias públicas, por meio de uma ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade civil. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, este ano o movimento pretende despertar a conscientização da sociedade sobre a importância da direção segura. Para isso, durante todo o mês de maio, o Detran-PB realizará diversas ações, a fim de chamar a atenção de diferentes setores da sociedade civil para o número excessivo de acidentes no trânsito.

Definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o tema foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para o Movimento Maio Amarelo deste ano, com a finalidade de alertar para que todos escolham as melhores posturas no trânsito. Segundo a campanha do Observatório, o tema é um estímulo para que condutores de qualquer tipo de veículo (caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e bicicletas), inclusive pedestres, optem pela conduta apropriada . “O tema tem o objetivo de ressaltar que os acidentes são resultado de escolhas erradas que fazemos”.

Segundo a chefe da Divisão de Educação de Trânsitodo Detran da Paraíba, Abimadabe Vieira, a programação marcará a adesão do Estado ao movimento internacional. “O objetivo é promover ações durante todo o mês e assim despertar na sociedade a consciência para a epidemia nacional que são os acidentes de trânsito no Brasil, que geram um alto custo social e financeiro”, afirmou a chefe da DET, representante do Maio Amarelo na Paraíba.

Programação para o Maio Amarelo, está disponível no Site Oficial do Detran-PB: www.detran.pb.gov.br

 

 

FONTE: http://www.detran.pb.gov.br/index.php/noticias/1280-detran-marca-abertura-do-movimento-maio-amarelo-com-lancamento-de-cartilha-digital.html