Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > ESPEP > Notìcias > ESPEP RECEBE ABERTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA AGENTES SOCIOEDUCATIVOS

Notícias

ESPEP RECEBE ABERTURA DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL PARA AGENTES SOCIOEDUCATIVOS

A ESPEP em parceria com a FUNDAC, realiza a primeira fase do Curso de Formação Inicial para Agentes Socioeducativos do Estado da Paraíba, que teve início, simultaneamente na segunda feira (26), na ESPEP, em João Pessoa, no Centro de Formação de Educadores, em Campina Grande e no SEBRAE, em Sousa. A Qualificação está sendo destinado para os 400 candidatos classificados nas vagas e na lista de reserva do Processo Seletivo Simplificado da Fundac.

O Governo do Estado da Paraíba deu início ao Curso de Formação Inicial para Agentes socioeducativos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”-FUNDAC, na manhã da segunda-feira (26). Em João Pessoa, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba-ESPEP, a mesa de abertura do Curso de Formação para os Agentes que prestarão serviço nas unidades socioeducativas do Estado, foi presidida pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano-SEDH, Cida Ramos.

“Hoje iniciamos um novo momento na socioeducação na Paraíba, e tenho diversas responsabilidades com esse momento, como professora, gestora e com o Governo que represento. A socioeducação tem um histórico de militarização, mas sob meu comando todos vocês terão uma tarefa e função a cumprir, a de mudar e construir uma nova fase na socioeducação deste Estado. O conceito de trabalhar socioeducação com limites, responsabilidade e cidadania, no qual os adolescentes terão direitos e deveres. A disciplina, a organização e a efetivação do acesso à educação, profissionalização e à saúde, serão as marcas desse novo momento”, afirmou Cida Ramos.

A primeira fase da qualificação para os Agentes Socioeducativos da FUNDAC teve início, simultaneamente no dia 26, na ESPEP, em João Pessoa , no Centro de Formação  de Educadores-CFE/CG, em Campina Grande e no SEBRAE, em Sousa, e está sendo destinado para os 400 candidatos classificados nas vagas e na lista de reserva do Processo Seletivo Simplificado da Fundac.

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundação, a formação para agentes socioeducativos é de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho dentro das unidades. “A socioeducação do Estado da Paraíba está vivenciando uma nova fase de transição, marcada pela extinção da terceirização do serviço de segurança, dentro das unidades socioeducativas da Fundac”, disse. 

Para o representante da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba-REMAR, Lourenzo Dellany, o curso de formação para os agentes socioeducativos representa um marco na Paraíba, e um processo de mudança. “A formação continuada de todos que compõem a rede de garantia socioeducativa contribuirá para que compreendam que os atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes não são por acaso, mas consequências do acúmulo de uma cultura de violência e desigualdades sociais. E somos todos responsáveis”, ressaltou.

FONTE: http://www.fundac.pb.gov.br/governo-realiza-curso-de-formacao-para-agentes-socioeducativos-da-fundac/

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone