Notícias

Ajude a mostrar ao mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida e que, aonde há Saúde Mental, há paz, sorrisos e muita harmonia nos relacionamentos entre as pessoas.

Janeiro Branco, mostre o mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida.

publicado: 10/01/2017 09h40, última modificação: 09/11/2018 15h59
Janeiro Branco

Conheça a Campanha Janeiro Branco, seus objetivos e a sua importância

 

“virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”.

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.

Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.

A importância do Janeiro Branco


Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS) -,

A Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.

E quais seriam os objetivos da Campanha Janeiro Branco?


Os 5 principais objetivos da Campanha Janeiro Branco são:

1) Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2) Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;

3) Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

4) Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

5) Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

Como o Janeiro Branco pode ajudar as pessoas?

1) Incentivando-as a pensar: o ano mudou – vamos mudar de vida também?

2) Convidando-as a entender: assim como os anos, a vida é feita de ciclos – devemos concluir aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos farão felizes!

3) Fazendo-as perceber: a virada de ano é o momento simbólico que a humanidade criou para parar um pouco e pensar sobre si mesma – essa é uma boa hora para aproveitarmos o exemplo e fazermos o mesmo em relação as nossas próprias vidas!

4) Encorajando-as a responder: Janeiro abre as portas de um novo ano para todos – será mesmo que precisamos repetir as escolhas ou condições do ano que passou e que nos impediram de ser, verdadeiramente, felizes?

5) Motivando-as a calcular: um novo ciclo de 12 meses está se abrindo a nossa frente – há tempo de sobra para qualquer um de nós fazer por onde ser feliz e ajudar aos outros nessa tarefa.

Ajude-nos a mostrar ao mundo inteiro que cuidar da mente é cuidar da vida e que, aonde há Saúde Mental, há paz, sorrisos e muita harmonia nos relacionamentos entre as pessoas.

FONTE: http://janeirobranco.com.br/