ESPEP E GERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DISCUTEM PROPOSTAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS INDÍGENAS E REGIONAIS.

publicado: 01/03/2023 14h16, última modificação: 01/03/2023 14h16
WhatsApp Image 2023-02-27 at 19.01.48.jpeg
05a3dfcc-474a-40e2-adea-b948fbc8e9eb (1).jfif
d8494e7d-0d8e-45de-9b4d-5bba80698f58.jfif

Na última segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) realizou um encontro entre Ivanilda Matias, Superintendente da ESPEP, Maria Tatiany Leite Andrade, Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Marília Sylvia, Gerente Operacional de Ensino Fundamental. O objetivo da reunião foi discutir propostas de formação nas modalidades fundamental e infantil, bem como formações para professores indígenas.

Um dos destaques do encontro foi a parceria entre a ESPEP e a Gerência Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que tem como objetivo promover formações que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino na Paraíba.

Segundo Ivanilda Matias, a ESPEP está empenhada em atender às demandas da educação básica do estado, buscando sempre oferecer cursos e formações que sejam relevantes e que atendam às necessidades dos professores e dos alunos.

Durante o encontro, a Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, destacou a importância das propostas de formação apresentadas para a superintendente da ESPEP.

Segundo ela, “estão sendo propostas duas formações específicas: uma para escolas indígenas, com foco na rotina pedagógica e tendo como público os professores indígenas, e outra para os professores das regionais, em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico das Regionais de Ensino (NUAP), a fim de fortalecer ainda mais o ensino e permitir que essas formações possam ser replicadas na escola” – concluiu, Maria Tatiany.

A proposta de formação para professores das escolas indígenas é especialmente importante, considerando as particularidades e desafios enfrentados por essa população. A formação focada na rotina pedagógica permitirá que os professores indígenas desenvolvam novas habilidades e competências, que possam ser aplicadas em sala de aula, melhorando a qualidade do ensino e contribuindo para o sucesso dos alunos.

Já a proposta de formação para professores das regionais em parceria com os NUAP’s é uma oportunidade para que os profissionais da educação tenham acesso a formações mais amplas e possam, assim, fortalecer ainda mais o ensino nas escolas. Além disso, a replicação dessas formações juntamente com a escola pode contribuir para a disseminação de novas práticas e metodologias, beneficiando os alunos e toda a comunidade escolar.

A importância desse encontro vai além da simples troca de ideias e propostas. A formação continuada é fundamental para que os professores possam se atualizar e desenvolver novas habilidades e competências, melhorando a qualidade do ensino e contribuindo para o sucesso dos alunos. Além disso, a oferta de formações específicas para professores indígenas pode contribuir para a valorização da cultura e da identidade dessas comunidades, além de garantir uma educação de qualidade para as crianças indígenas.

Por isso, a ESPEP segue trabalhando em parceria com as Gerências Executivas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Operacional de Ensino Fundamental para oferecer formações relevantes e de qualidade para os professores e para toda a comunidade paraibana. Acreditamos que investir na educação é a melhor forma de construir um futuro melhor para todos.