Notícias

HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE, ORGANIZA EVENTO SOBRE O DGPSUS NA ESPEP

publicado: 06/10/2023 09h44, última modificação: 04/09/2024 14h24 expirado
WhatsApp Image 2023-10-06 at 09.38.12 (1).jpeg

O Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, organizou um evento na ESPEP na última quinta-feira (5) para celebrar o lançamento de três especializações que estão sendo aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado da Paraíba.

O objetivo principal dessas especializações é fortalecer os programas de residência em saúde em todo o território nacional, focando na formação de preceptores e na garantia da segurança dos pacientes nas instituições hospitalares. As especializações oferecidas são as seguintes:

  • Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS).
  • Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS).
  • Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS).

Todas essas capacitações fazem parte do programa Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS).

É importante destacar que essas três especializações estão integradas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que foi criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Durante o evento em João Pessoa, Rodrigo Wilson de Souza, Gerente de Portfólio da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês, acompanhou o andamento dos projetos relacionados a essas especializações. As atividades estão sendo monitoradas por três facilitadoras e apoiadoras de cada eixo de especialização, que são Ruth Bernardes, Marisa Borges e Sofia Massaro.

As especializações estão sendo implementadas em cinco serviços de saúde na Paraíba, que incluem o Hospital Santa Izabel, o Complexo Hospitalar Mangabeira (conhecido como Trauminha), a Maternidade Frei Damião, os profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF's) e o Hospital Regional de Catolé do Rocha. Cada profissional envolvido na especialização trouxe demandas específicas de sua instituição de saúde para trabalhar de acordo com a realidade local, por meio de intervenções relacionadas ao projeto correspondente à sua área de capacitação.

Atualmente, o DGPSUS conta com aproximadamente 1.300 especializandos. Além do evento em João Pessoa, a mesma iniciativa está ocorrendo simultaneamente em outras quarenta regiões do país, formando cerca de 1.300 especializandos e apresentando aproximadamente trezentos projetos de intervenção aos gestores municipais e estaduais de saúde dessas quarenta regiões.

O evento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo Rodrigo Wilson de Souza, Ruth Bernardes e Marisa Borges do Hospital Sírio-Libanês, Pedro Rodrigues representando o Secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Wesllys, a Escola de Saúde da Paraíba (ESP) e o Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho.