A ESPEP recebe em seu auditório, representantes do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba numa solenidade alusiva ao aniversário de fundação do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar – BAPH.

publicado: 10/10/2016 15h30, última modificação: 09/11/2018 15h59
Solenidade BAPH

Nesta segunda-feira (10), a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba-Espep, recebeu em seu auditório uma solenidade do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em comemoração ao aniversário do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar - BAPH, bem como aula inaugural do Curso de Socorrista de Resgate, que se inicia hoje e terá encerramento no dia 30/11, deste mesmo ano. O Curso acontecerá nas dependências da ESPEP e será coordenado pelo Corpo de Bombeiro.

Estava na solenidade às autoridades, Secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, o Vice-Diretor de Saúde da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Sosthenes Rocha, a Diretora da Seção de Educação no Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba, Abimadabi Vieira, e o Gerente de Transportes do Departamento de Estradas e Rodagem, Fleming Cabral.

“É uma honra para mim dizer que já aprendi com alguns de vocês que estão aqui e que me sinto a menor entre vocês. Vocês merecem essas homenagens, pois são inúmeras as vidas anônimas que se desfiguram, perdendo o gênero no momento de uma emergência quando chegam e são salvas pela mão de cada um de vocês”, disse a secretaria de Estado da Saúde, Roberta Abath.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Coronel Jair Carneiro de Barros, ressaltou que o atendimento pré-hospitalar é o serviço que tem mais solicitação por parte da sociedade paraibana. “A atividade de socorrista é de suma importância para o reconhecimento da população da atividade bombeiro militar. Vocês levam esperança para as pessoas acometidas de enfermidades, que ao escutar a sirene das ambulâncias sabem que terão um socorro de qualidade”, frisou.

A comandante do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar, Tenente Coronel Katty Sabrina, expressou “agradecimento ao empenho de todos no trabalho que realizamos no alívio do sofrimento das pessoas, minimizando as dores e evitando as mortes”.

Na ocasião, 24 bombeiros e civis foram homenageados pelos serviços prestados à sociedade paraibana, através da unidade. Do total de agraciados, quatro receberam a Láurea do Mérito Disciplinar, destinada às praças que se destacam no cumprimento do dever, e dez foram contemplados com a honraria Destaque Operacionais.  Também foi concedido o título de ‘Amigo de Resgate’ a seis civis que contribuíram para o trabalho da unidade.

História – Inaugurada em 03 de setembro de 2000, a então Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar (C.R.A.P.H.) do CBMPB alocava o pelotão de bombeiros responsável pelas ações de Atendimento Pré-Hospitalar em ambulâncias de pequeno porte. Em 2014, através da medida provisória de número 221, a companhia ganhou status de Batalhão, recebendo ainda mais investimentos e aumentando a capacidade de cobertura da população.

Atualmente, o BAPH tem sede no Hospital de Trauma, em João Pessoa, atuando em toda a Região Metropolitana através de viaturas de resgate e motos-resgates – que diminuem o tempo resposta no atendimento das ocorrências.

Com 16 anos de fundação, o Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (BAPH/CBMPB) se destaca como unidade especializada, atuando em toda a Grande João Pessoa. Só este ano, o batalhão já realizou, até setembro, 4.514 atendimentos emergenciais de primeiros socorros.

A Espep ao participar destas ações promove uma contribuição efetiva no aprimoramento da qualidade do serviço público. Como também, na valorização das carreiras dos profissionais constituindo um dos elementos importantes para o sistema de desenvolvimento estadual.

Fonte: http://www.bombeiros.pb.gov.br/batalhao-de-atendimento-pre-hospitalar-comemora-16-anos-de-fundacao/