Notícias

A Espep realiza entrega de canecas e copos ao corpo técnico-administrativo da escola.

publicado: 13/08/2019 11h38, última modificação: 13/08/2019 11h38
Entendemos que empresas, escolas, instituições de um modo geral são organismos formados por pessoas, nada mais justo que utilizar esse espaço e fomentar novos modelos de economia e possibilitar outras formas de educação ambiental. Afinal, passamos mais tempo nesses espaços do que na nossa própria casa, na maioria das vezes. E já são alguns dos nomes que aderiram ao nosso propósito e assim contribuem para reduzir o impacto ambiental que elas geram no meio ambiente. O copo tangibiliza a transformação na prática e é um agente multiplicador de transformação. Apesar de serem recicláveis, por falta de "mercado", a taxa de reciclagem desse material no país é baixíssima. Bem próxima de zero. No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos. 80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas). Se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.
ESPEP-Sustentável

 

 

A Superintendente da Escola de Serviço Público da  Paraíba - Espep, visando a conscientização e na importância da preservação do meio ambiente, realiza entrega de canecas e copos ao corpo técnico-administrativo da escola, com o objetivo de gerar atitudes de sustentabilidade. A Espep, enquanto Escola de Governo, busca através desta ação, a contenção do uso de descartáveis no âmbito da escola, contribuindo para a criação de uma consciência crítica alinhada as questões ambientais e à importância da manutenção da sustentabilidade.

11 RAZÕES PARA UMA INSTITUIÇÃO/EMPRESA SUBSTITUIR OS COPOS DESCARTÁVEIS.

Entendemos que empresas, escolas, instituições de um modo geral são organismos formados por pessoas, nada mais justo que utilizar esse espaço e fomentar novos modelos de economia e possibilitar outras formas de educação ambiental. Afinal, passamos mais tempo nesses espaços do que na nossa própria casa, na maioria das vezes. E já são alguns dos nomes que aderiram ao nosso propósito e assim contribuem para reduzir o impacto ambiental que elas geram no meio ambiente. O copo tangibiliza a transformação na prática e é um agente multiplicador de transformação. Apesar de serem recicláveis, por falta de "mercado", a taxa de reciclagem desse material no país é baixíssima. Bem próxima de zero. No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos.  80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas). Se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.

São muitos os motivos para aderir ao copo reutilizável na sua empresa/instituição e fazer parte desse movimento que vai muito além de um copo reutilizável, pois pequenos gestos fazem toda diferença, e se passamos boa parte da nossa rotina no trabalho.

1. O corte dos gastos recorrentes com os copos descartáveis! O investimento em copos reutilizáveis compensa rapidinha, em alguns meses. Só no Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, muitos deles em ambientes de trabalho. Além da economia ambiental, isso gera uma economia financeira bem significativa. 

2. Economia com a gestão de resíduos, funcionários de limpeza, compra de sacos para as lixeiras e gasto com coleta seletiva para copos descartáveis;

3. Economia nas horas de trabalho do funcionário de compras e suprimentos;


5. Economia do transporte dos descartáveis com toda a emissão de gases de efeito estufa do processo e poluição e do trajeto do lixo produzido na empresa para os aterros sanitários do país;

6. Economia de água que seria usada na produção de copos descartáveis, já que para produzir só um copo plástico são necessários de 500ml a 3 litros de água e pra lavar o copo reutilizável, precisamos de 100 a 400ml:

7. Diminuição da pegada de carbono contribuindo para minimizar os impactos das mudanças climáticas no planeta; 

8. Investimento na saúde de todo mundo! Já que o plástico libera toxinas na nossa bebida, especialmente se ela for quente;

9. Geração de empregos e valorização de uma economia mais sustentável;

10. Engajamento dos funcionários com a mudança de hábitos, o que muitas vezes traz também o repensar de outras atitudes, inclusive profissionais, gerando um desenvolvimento pessoal rico pro coletivo;

11. Além de conscientizar, coloca-se em prática uma campanha de educação ambiental. O que muitas vezes difere das iniciativas de outras empresas que acabam ficando em apenas em teoria.

 

Fonte: https://www.menos1lixo.com.br