Notícias
ESCOLA GRACILIANO RAMOS PLANEJA ANO LETIVO EM UNIDADES PRISIONAIS DA PARAÍBA NA ESPEP
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) recebeu o evento de planejamento do ano letivo escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graciliano Ramos, localizada em João Pessoa e atendendo unidades prisionais em cidades circunvizinhas como Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e Sapé.
A iniciativa é voltada para educadoras e educadores da EJA, com o objetivo de oferecer formação e construção pelos próprios professores. No segundo dia do evento, realizado em 28 de fevereiro, foram planejadas as ações para identificar os problemas de cada unidade prisional e como atuar ao longo do ano letivo.
Nicácio Lopes, gerente da escola, explicou que o evento teve como proposta abordar o planejamento inicial do ano letivo para as 11 unidades prisionais, e contou com dois dias de atividades.
No primeiro dia, foram realizadas palestras com a professora Kesia e a professora Mara, com foco na educação de jovens e adultos e como trabalhar os desafios e possibilidades dentro do sistema prisional.
Nicácio ainda enfatizou que o evento propôs uma formação para os educadores, mas também uma construção coletiva de ideias.
Já no segundo dia, aconteceu o planejamento das ações, com identificação dos problemas de cada unidade prisional e a definição de como atuar ao longo do ano letivo.
Embora seja uma ação complexa por envolver duas secretarias e não ter um espaço próprio, atuando em parceria com a SEAP, a expectativa é aumentar o quantitativo de alunos e ciclos em todas as unidades prisionais. O evento foi de extrema importância para a preparação do ano letivo, garantindo que os professores estejam alinhados para atender as demandas e oferecer um ensino de qualidade para os alunos