Notícias
Espep e SEE promovem Primeira Capacitação em Educação Antirracista para professores da rede pública estadual
A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), realizou nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, a abertura do primeiro Curso de Capacitação em Educação Antirracista. O evento reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades e professores da rede pública estadual, representando as 16 Gerências Regionais de Educação.
Com o tema "Compromisso com o Respeito às Relações Étnico-Raciais", a formação integra o Programa Educação Antirracista na Paraíba, que concederá às escolas o Selo Minha Escola é Antirracista.
A superintendente da Espep, Ivanilda Matias, ressaltou a importância da iniciativa para a educação pública paraibana. “Paulo Freire diz que a educação é um ato político, um ato de conscientização e libertação, no qual alunos e professores estão na luta por um mundo melhor. Vocês são protagonistas ativos na transformação dessa educação e, nesse caso, de uma educação antirracista. Este é um momento ímpar para a educação no estado da Paraíba. Vemos aqui educadores que sabem onde querem chegar”, enfatizou.
Já o secretário executivo da Gestão Pedagógica, Edilson de Amorim, destacou a urgência de enfrentar a realidade da violência no ambiente escolar. “Semanalmente eu acompanho casos de violência racial, violência de gênero, e outros. Ou seja, a escola que é cobrada por todo mundo pede socorro, a escola está frágil e nós temos que reconhecer isso. Em matéria de violência o passado não está morto e nem é passado ainda. Esse reconhecimento é importante para que possamos agir”, lembrou.
Entre os professores presentes, o professor Raniery Abrantes, da ECIT Papa Paulo VI, em João Pessoa, recitou um cordel de sua autoria no evento e destacou o papel dessa manifestação cultural como ferramenta pedagógica no trabalho de temas como o antirracismo. “O cordel é mais uma ferramenta que utilizamos para trabalhar diversos temas na escola. O tema do antirracismo não é uma moda, é uma verdade histórica. E também não é uma reparação, é uma questão de humanidade”, enfatizou o professor, que acrescentou que o cordel "Sofro as dores do racismo num país tão desigual", escrito para o evento, também será levado para a sala de aula.
O curso marca o início de uma agenda formativa contínua voltada para a implementação de práticas antirracistas na rede estadual de ensino, consolidando o compromisso da Espep e da SEE-PB com uma educação transformadora e inclusiva.