padrao
A Formação foi realizada no auditório do IPHAEP e participaram a Gerência de Educação Inclusiva, Diretoria do IPHAEP, Arquitetos, Advogados, representante da OAB, engenheiros e Arquivistas.
ESPEP em parceria com o IPHAEP promove o curso de Educação Patrimonial
Realizado entre os dias 20 á 24 de Julho de 2015 no auditório do IPHAEP. Ministrante.Fabiana de Miranda Silva
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em parceria com Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), iniciou o curso de capacitação “Educação Patrimonial”. O treinamento é voltado aos servidores do Instituto e é ministrado pela historiadora Fabiana de Miranda Silva.
O curso faz parte de um cronograma de formação referente às atividades do Iphaep e as necessidades percebidas pelos servidores do órgão de preservação patrimonial. Serão ministrados também os cursos de “Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos” e “Metodologia de Elaboração de Inventário Cultural”.
“Esse primeiro curso faz parte das prioridades que elencamos no nosso planejamento, que visa, entre outros objetivos, aprimorar conhecimentos para sistematização de atividades voltadas a questão da educação patrimonial, indispensável na construção das parcerias, assim como as atividades que buscam o fortalecimento do sentimento de preservação, pertencimento e cidadania da população”, destacou Cassandra Figueirêdo, diretora Executiva do Iphaep.
O superintendente da Espep, Flávio Romero, comentou a pareceria com Iphaep que “Se insere na nova dinâmica de atuação da Espep de aproximação cada vez maior junto ao servidor por entendermos que a formação continuada destes é prioridade na gestão estadual que conta com professores selecionados por meio de processo público, transparente, e democrático”.
Além dos servidores do instituto participam do curso o técnico da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Luzemberg Antonio que vai participar da construção do plano de educação patrimonial do Governo do Estado; e Filipi Augusto Batinga Simões, do Núcleo de Seleção e Treinamento – Nuset da Espep.
Relevância e objetivos do curso: A realização do curso que tem como temática a Educação Patrimonial, proporcionará ao público participante um maior conhecimento e valorização de sua história e do seu patrimônio histórico e Cultural, tendo em vista a possibilidade de no futuro transformarem-se em vetores de proteção, formação e transformação desses bens patrimoniais.
Aspectos da ementa: Terá como enfoque o Patrimônio Cultural, tendo em vista suas novas politicas de preservação ao longo do tempo.
Perfil Ministrante: Fabiana de Miranda Silva é Historiadora pela UFCG e Pós-Graduada em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo pela UFRN. Atualmente presta consultoria nas áreas de Patrimônio Cultural, Desenvolvimento Regional e Turismo.