Objetivos, metodologia, público alvo e relevância da Politica de Enfrentamento as Drogas.

ESPEP realiza em Sousa Curso de Politicas de Enfrentamento as Drogas.

publicado: 25/05/2015 17h12, última modificação: 09/11/2018 15h59
Ministrante.TACIANA PORTO ARAÚJO

Politica de Enfrentamento as Drogas / SOUSA - PB

Curso: Políticas de Enfrentamento às Drogas

O uso de drogas marca historicamente a relação existente entre os seres humanos, estando presente em diferentes contextos, com objetivos e motivações diversas, necessárias à vida, como no uso controlado de remédios ou autodestrutivas, como algumas drogas lícitas e ilícitas.

A percepção com relação aos usuários modificou-se na legislação brasileira, sobretudo a partir de 2006, com a Lei Antidrogas (LEI Nº 11.343/06) que vigora atualmente, prevê o trato ao usuário com foco de atenção à saúde, sem necessidade de prisão, e atenta para prevenção e os problemas de saúde decorrentes do uso e dependência das drogas. Enquanto no trato ao tráfico, o comércio das drogas passa a sofrer maior repressão, no momento em que o período de reclusão é ampliado e o tráfico passa a ser considerado crime hediondo, inafiançável.

Percebe-se que custos sociais da dependência química são maiores que a prevenção um único caminho a redução dos danos não é efetivamente eficaz, sendo necessária a articulação de políticas, no que tange a saúde, educação, trabalho, cultura, esporte e lazer.

Portanto, o curso "Políticas de Enfrentamento às Drogas", tem por objetivo refletir sobre problema das drogas, seus efeitos sociais e à saúde, analisar o papel das instituições sociais (Família, Estado, Escola e Igreja) na orientação de crianças e adolescentes na prevenção, assistência e reinserção social dos usuários e identificar as políticas públicas pensadas especificamente para a epidemiologia das drogas, bem como apontar alternativas que promovam a prevenção e ações viáveis às instituições sociais na tentativa de reduzir o número de usuários dependentes de substâncias entorpecentes lícitas e ilícitas. Para tanto, baseou-se nos seguintes conteúdos: Classificação das drogas, padrões de uso e criminalidade; Políticas Públicas e Legalização das drogas; e Prevenção e tratamento de dependentes.

Adota-se como metodologia aulas expositivas dialogadas, incitando a interação do participante para a avaliação de sua realidade local e as necessidades dos participantes para a adequação do conteúdo a demanda.

Dessa forma, o curso contribui para o aperfeiçoamento das discussões que norteiam o uso, da dependência, da legalização ou descriminalização das drogas, fomenta reflexões acerca das políticas existentes e instigam a ponderar acerca de ações das diversas instituições sociais para prevenção, tratamento e reinserção do dependente de substâncias psicoativas.

Público Alvo

O curso se destina àqueles que lidam com jovens e adolescentes em vulnerabilidade psicossocial, tais como professores e demais profissionais da educação, bem como das áreas da assistência social e da saúde. Podem participar também àqueles que, independente de sua área de atuação como servidor público estadual, tem interesse em compreender e discutir quanto aos problemas decorrentes das substâncias psicoativas e os discursos de sua legalização.

Vantagens do curso

- Conscientização da problemática;

- Apreensão e aprimoramento de conceitos;

- Espaço aberto para discussão e troca de experiências;

- Sugestões que podem ser aplicadas na realidade local;

Resultados esperados

Além de instigar o debate acerca das políticas de enfrentamento às drogas, espera-se que ao fim do curso os participantes tenham proposições de ações viáveis destinadas, sobretudo, a crianças e jovens, no sentido da prevenção do uso de drogas nos diferentes meios envolvidos.

Instrutora

TACIANA PORTO ARAÚJO – Professora/Instrutora de Cursos na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP. É Licenciada em Geografia e Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua nas áreas de pesquisa em: Relação campo-cidade; Ruralidades; Políticas Públicas; Violência; Criminalidade; Insegurança; Vulnerabilidade de crianças e adolescentes; e Drogas. Em uma de suas pesquisas, constatou a incidência dos sentimentos de medo e insegurança decorrentes de ações criminosas em áreas rurais de um município paraibano, verificando ainda a ocorrência de tráfico de drogas e seus reflexos psicossociais locais.