padrao

ESPEP OFERTOU CURSOS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E ATENDIMENTO PRÉ - HOSPITALAR(APH) PARA SERVIDORES DA SÁUDE PÚBLICA.

ESPEP REALIZOU CAPACITAÇÃO PARA 205 SERVIDORES DA SAÚDE NO HOSPITAL DE TRAUMA EM CAMPINA GRANDE

publicado: 12/08/2015 17h12, última modificação: 09/11/2018 15h59
Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP realizou em Campina Grande no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes ás capacitações direcionadas aos servidores públicos da saúde nesta unidade de média e alta complexidade no atendimento de pacientes.No total 205 servidores participaram das capacitações.
ABERTURA DAS ATIVIDADES DA ESPEP.

 Nos dias 01 e 08 de Agostoa Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP realizou em Campina Grande no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes ás capacitações direcionadas ao servidor público da saúde nesta unidade de média e alta complexidade no atendimento de pacientes do SUS. No total 205 servidores participaram das capacitações. A ação de imersão compõem a politica pedagógica de aproximação da ESPEP nos locais e espaços de trabalho dos servidores garantindo à universalização do atendimento e demandas de qualificação dos recursos humanos do estado.

   "No âmbito da gestão pública, além de lidar com recursos chamados empresariais (financeiros, materiais e mercadológicos), os gestores públicos acabam se tornando também, gestores de pessoas. Gerenciar Recursos Humanos, dentro do contexto de saúde, envolve as dimensões de composição e distribuição da força de trabalho, formação e qualificação profissional, relações de trabalho, gerenciamento de conflitos e, como não poderia faltar, a tradicional administração de pessoal. Assim, observa-se a necessidade primária de gestores e demais colaboradores possuírem conhecimento acerca das relações humanas e de trabalho.

   O que dá hoje um sentido modernizador à área de Recursos Humanos é a capacidade de pensar estrategicamente o planejamento da força de trabalho. O vetor impulsionador da gestão pública estadual é a disseminação pontual de boas práticas no serviço oferecido à população, ainda mais se tratando de instituições de serviço à saúde. Dessa forma, percebe-se a necessidade da congruência entre a gestão pública estratégica de pessoas com ferramentas e instrumentos que potencializem e aprimorem de forma efetiva o serviço em questão. É notório que deve haver uma consciência cada vez maior da importância de variáveis vinculadas ao planejamento aos Recursos Humanos, à sua interconexão com as políticas públicas e ao atendimento dos cidadãos, em termos de produção de serviços.

  No curso de Gestão de Recursos Humanos foi oferecido aos servidores debates e reflexões das temáticas acerca das dimensões e processos desse tipo de gestão, bem como abordagens e estratégias para recrutamento e seleção da força de trabalho, análise e descrição de cargos, a importância da avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, alternativas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, como melhorar as relações interpessoais no trabalho e equipes, gerenciamento do estresse, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho e, não menos importante, estilos de liderança mais eficazes.Os cursos foram acompanhados pela Coordenadora Conceição Nóbrega. O Curso foi ministrado pela Professora Polyanna Torres, graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Gestão Organizacional pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Gestão de RH e Psicologia Organizacional.