ESPEP SEDIA CONTINUIDADE DO CURSO DE GESTÃO DE PRECEPTORIA DE PROGRAMA DE RESIDÊNCIA NO SUS EM PARCERIA COM O HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, MINISTÉRIO DA SAÚDE E SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA

publicado: 22/12/2022 12h43, última modificação: 22/12/2022 12h43
1.jpg
0.jpg
2.jpg
3.jpg

A ESPEP através da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde, dá continuidade ao curso de Especialização em Gestão de Preceptores de Programa de Residência no SUS.

Os alunos e facilitadores estiveram reunidos pela primeira vez na ESPEP, dando início ao curso entre os dias 14 e 16 de setembro, e entre os dias 5 e 7 de dezembro deram continuidade aos ensinamentos, com as facilitadoras do Hospital Sírio-Libanês, Ruth Bernardes de Lima Pereira e Sofia Helena Massaro. Além das duas facilitadoras, faz parte também a Sra. Marisa Borges Pinto de Sousa, que foi uma das facilitadoras no encontro anterior na ESPEP.

Na ocasião anterior, a facilitadora e apoiadora do Hospital Sírio-Libanês, Marisa Borges Pinto de Sousa, disse que o projeto em desenvolvimento pela equipe, denominado EGP (Escritório de Gerenciamento de Projetos) SUS, está na sua segunda edição no triênio 2021 a 2023, constitui-se de uma formação para preceptores do SUS que começou em janeiro deste ano e estende-se até o final de 2023. Detalhou ainda, que os Preceptores de Saúde são os acompanhadores de alunos de residência médica, que nestes cursos aprenderão como auxiliá-los em como tratar os pacientes da melhor maneira possível, focando na qualidade do atendimento e segurança dos mesmos.

A facilitadora Sofia Helena Massaro, acrescentou que “O projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), uma iniciativa que objetiva contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde, no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na qualificação do cuidado, concretiza-se por meio da oferta de programas de especialização, que visam à capacitação de gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação”. A iniciativa é conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, por meio do PROADI-SUS.

As iniciativas educacionais propostas pela iniciativa, são orientadas para o apoio à implementação de políticas de saúde à articulação ensino-trabalho, ao fortalecimento de instâncias regionais, de redes de atenção e educação, comprometidas com a transformação da realidade.

Sofia falou ainda que, “Este projeto visa apoiar mudanças no contexto de formação de profissionais de saúde para o SUS, ofertando qualificação e apoio aos responsáveis pelas ações educacionais. A ESPEP, por sua vez, tem um papel especial nesse contexto, uma vez que nos acolhe mensalmente, em um ambiente com ótima infraestrutura e profissionais competentes, solícitos e simpáticos. Sem dúvida alguma, o apoio que a ESPEP vem nos dando para a continuidade desse projeto é necessário, não somente para os especializandos, residentes, gestores e preceptores, mas para a população brasileira que tanto necessita de melhorias na saúde e qualidade de vida”.

Neste último encontro, a Sra. Ruth Bernardes de Lima Pereira, informou que os encontros são mensais, com a duração de dois anos e encerrarão em outubro do ano vindouro, 2023.