ESPEP SEDIA ETAPA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO DISTRITO 3

2.jpg
3.jpg
4.jpg

Foi realizada na ESPEP, nesta quarta-feira (dia 8 de fevereiro), a Primeira Etapa da Conferencia Municipal de Saúde do distrito 3, que compreende Mangabeira e região.

O intuito do evento é garantir os direitos democráticos em defesa do SUS, com a participação popular, focando em uma nova política Pública de Direitos Democráticos do povo. Um outro objetivo do evento, foi selecionar delegados para etapa Municipal, seguida da Estadual e por fim a Federal.

Nesta etapa os participantes se dividiram em 4 eixos, tendo cada um um coordenador e um facilitador. As quatro temáticas da conferência tratadas foram: “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”; “O controle social através do SUS”; “Defendendo vidas, a garantia de direitos de formação” e “O amanhã será um novo dia”.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mariah Marques, falou sobre a importância da conferência: “Estamos focando na construção de uma política pública realmente com garantias de direitos, porque realmente nós perdemos muito, perdemos a farmácia popular, e nós temos pessoas com doenças que não podem esperar. Tivemos muitas perdas em quatro anos, e agora estamos retomando nessa perspectiva, que amanhã será um novo dia, com a democracia da participação popular. Sem a participação do usuário do SUS, não temos como construir um SUS forte e igualitário para todos”.

O evento começou na segunda (06 de fevereiro), no primeiro distrito dos 5 distritos da cidade de João Pessoa, cada dia será direcionado para um, finalizando na sexta. Em cada distrito, estão sendo encaminhadas proposituras, ou seja, as propostas, tanto para o município de João Pessoa, como para todo o estado, como também para o Governo Federal, onde todos os participantes estão enfatizando o que querem para o SUS.

“Essas propostas irão sair daqui direto para uma conferência Municipal, que irá acontecer nos dias 29 e 30 de março, no Espaço Cultural. Essas propostas saem desses distritos, e nós levamos pra essa plenária de discussão pra essa conferência Municipal, depois enxugamos, e levamos pra discutir em uma conferência estadual, que ainda vai acontecer” – explicou Mariah Marques.

Após as proposituras do Estado, estas serão encaminhadas para o Governo Federal, com os respectivos delegados selecionados, que vão representar a Paraíba em Brasília.