FUNDAC CELEBRA CONCLUSÃO DO CURSO DE AÇÕES RÁPIDAS PARA AGENTES SOCIOEDUCATIVOS NA ESPEP

publicado: 14/08/2023 15h56, última modificação: 14/08/2023 15h56
WhatsApp Image 2023-08-11 at 09.57.59.jpeg

Em um clima de entusiasmo e conquista, a ESPEP foi palco, nesta quinta-feira (10/08), da emocionante solenidade que marcou o término do curso do Grupo de Ações Rápidas destinado aos agentes socioeducativos que desempenham suas funções nas unidades da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac). O Grupo de Ações Rápidas - GAR, uma iniciativa visionária, visa aprimorar as habilidades desses profissionais, tendo em vista uma atuação mais eficaz e sensível junto aos jovens atendidos.

Com a participação de 23 profissionais previamente selecionados, o curso teve início em 25 de julho e se estendeu por uma jornada de capacitação transformadora. A aula inaugural, conduzida pelo inspirador presidente da Fundac, Flavio Moreira, marcou o início deste percurso promissor. Na ocasião, foram apresentados aos agentes socioeducativos os propósitos do GAR, suas responsabilidades dentro do contexto socioeducativo e uma visão introdutória das metodologias e abordagens especializadas que seriam exploradas ao longo do curso.

A vivência proporcionada por esse programa de formação ofereceu aos agentes socioeducativos um conjunto sólido de competências. Estas incluem a realização de revistas abrangentes nas unidades, o apoio ao serviço de escolta e deslocamento de internos durante momentos críticos, a aplicação de abordagens protetivas com enfoque na comunicação não violenta, buscando a presença física e verbalização respeitosa, e a eficiência e segurança no uso de tecnologias não letais. Além disso, houve aprofundamento em progressões táticas em ambientes fechados e em situações de crise, bem como no controle emocional para enfrentar desafios com espírito de equipe, resultando em um desfecho bem-sucedido.

O encerramento triunfante do I Curso do Grupo Ações Rápidas da Fundac foi marcado por uma aura de celebração e otimismo. Além do presidente da Fundac, a cerimônia contou com a presença inspiradora de figuras notáveis, como Ziza Maia, diretora técnica da Fundac, Célia Andrade, representando a secretária de estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, Andréa Cavalcanti, coordenadora do eixo Gestão Institucional e Pedagógica, coronel Barros, coordenador de Segurança, Josicleide Santana, João Paulo Barros, Secretário Adjunto da SEAP, Ten. Cel Otávio de Melo Ferreira, representando o Comandante da Polícia Militar. Também participaram representantes da Secretaria de Educação, ESPEP e das forças de Segurança.

A cerimônia de conclusão foi um testemunho vibrante da dedicação e do esforço dos cursistas. Familiares e amigos, contagiados pela atmosfera festiva, compareceram em grande número para celebrar essa conquista significativa. O presidente da Fundac reiterou a importância fundamental do curso, enfatizando a capacidade, agora fortalecida dos agentes socioeducativos, para intervir de maneira a garantir a segurança de todos os envolvidos em cenários críticos, além de manter a ordem e a disciplina nas unidades socioeducativas, protegendo vidas e moldando um ambiente mais seguro e estável.

A superintendente da Espep, Prof. Ivanilda Matias, renomada educadora na área, ressaltou com paixão a relevância crucial do cuidado dedicado às crianças e adolescentes. Ela enfatizou que a atuação desses agentes não se limita a ações práticas, mas também engloba um compromisso com a formação e o bem-estar emocional desses jovens, auxiliando na construção de um futuro mais digno e humanizado.

Nesse clima festivo e marcante, a conclusão do curso de Ações Rápidas para agentes socioeducativos da Fundac na ESPEP permanece como um marco brilhante, celebrando não apenas a conclusão de um treinamento, mas também o compromisso contínuo com um sistema socioeducativo mais eficiente, humano e compassivo.