Notícias

PARAÍBA SEDIA XII FÓRUM INTERESTADUAL DE REGULARIDADE

publicado: 02/09/2019 12h04, última modificação: 02/09/2019 12h04
Paraíba sediou nesta quinta (29) e sexta (30) de agosto, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o XII Fórum Interestadual de Regularidades Fiscal.
WhatsApp Image 2019-08-29 at 11.41.25.jpeg

Paraíba sediou nesta quinta (29) e sexta (30) de agosto, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o XII Fórum Interestadual de Regularidades Fiscal. O evento foi organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pelo Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), teve como parceira na organização, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP. Estiveram presentes técnicos de 23 estados e do Distrito Federal. Bem como se fizeram presentes representantes de entidades Federais.

Criado em 2012, o Fórum Interestadual de Regularidade Fiscal, tem como pauta principal a capacidade das unidades federativas cumprirem à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e demais exigências necessárias à captação de recursos federais.
O XII Fórum apresentou discussões sobre Regularidade Fiscal, eSocial, Convênios, Portal Mais Brasil, Cauc, dentre outros. Na oportunidade, partilharam experiências os palestrantes das Secretarias dos Estados do Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Espirito Santo, do Acre, da Paraíba; da Previdência Social, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e da Secretaria do Tesouro Nacional.
Dentro das discussões abordadas no Fórum, destacamos a fala da presidente do Gefin. “Discutir as melhores práticas de Regularidade Fiscal e eSocial é essencial para melhorarmos este país. Precisamos trabalhar juntos, compartilhar experiências e boas práticas, para que possamos sair deste fórum com ideias relevantes que possam ser postas em prática”, comentou Célia Carvalho
O evento recebeu palestrantes das Secretarias dos Estados do Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Espirito Santo, do Acre, da Paraíba; da Previdência Social, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e da Secretaria do Tesouro Nacional.
O secretário Chefe da CGE, Letácio Guedes, destacou a importância em sediar este evento que objetiva buscar mecanismos que mantenham os Estados adimplentes. “Sei da realidade e da dificuldade em manter a regularidade das certidões, dos desafios do ajuste fiscal e com ajuda da tecnologia, hoje conseguimos avançar. Precisamos estar o tempo todo nivelando nossos conhecimentos, e ajustando as ferramentas de acordo com a legislação”, pontuou o senhor Letácio.