Notícias

A relevância do curso Elaboração de Projetos e Captação e Recursos, reside em dotar os participantes de práticas e fomentar consciência crítica, no que tange ao atendimento da necessidade ou problema gerador do projeto.

Ministrante apresenta o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, ministrado em maio e ofertado na programação de Junho.

publicado: 13/05/2015 19h35, última modificação: 09/11/2018 15h59
O curso contribui, para a melhoria dos produtos e serviços das organizações públicas, e para o alcance de resultados previstos em planos estratégicos. A identificação das necessidades dos alunos é constantemente observada e o conteúdo pode ser acrescido de acordo com essa demanda.
Ministrante.Ilíada Botelho

Professora. Mestre em Filosofia, bacharel em administração e marketing. Local: Escola do Serviço Publico do Estado da Paraíba - ESPEP

APRESENTAÇÃO

A concepção de um projeto se inicia com a identificação de uma necessidade premente ou problema a ser resolvido. A principal característica de um projeto é a sua temporalidade, uma vez que as ações empreendidas para o alcance das metas propostas no plano do projeto possuem início, meio e fim, determinados em seu escopo. Imagine uma fornalha trabalhando a todo vapor, cujo combustível é realimentado a todo instante, isto é um projeto! Neste sentido, é essencial uma equipe qualificada e comprometida com os resultados. Na Administração Pública, frequentemente são identificadas não só necessidades e problemas a serem solucionados, como também as oportunidades daí resultantes: um projeto vencedor pode se tornar um programa do Governo e vir a ser institucionalizado. A formação do pessoal responsável pela elaboração, concepção, captação de recursos, desenvolvimento, e análise é condição essencial para que um projeto seja bem sucedido. 

O curso tem por objetivo a capacitação de agentes que lidam ou lidarão com essa realidade. Seu conteúdo programático compreende conceitos fundamentais, fatores críticos, captação de recursos, ferramentas, gerenciamento e monitoração. O ponto alto do curso é o estudo de caso de um projeto custo zero vencedor, visto que o momento, não só no Brasil, mas igualmente no mundo, exige a firmação de parceiras bem sucedidas que possam vir a ser duradouras.

A metodologia adotada compõe aulas expositivas, trabalhos em grupos, simulações de situações reais e estudos de caso.

A relevância do curso Elaboração de Projetos e Captação e Recursos, reside em dotar os participantes de práticas e fomentar consciência crítica, no que tange ao atendimento da necessidade ou problema gerador do projeto. O curso contribui, para a melhoria dos produtos e serviços das organizações públicas, e para o alcance de resultados previstos em planos estratégicos. A identificação das necessidades dos alunos é constantemente observada e o conteúdo pode ser acrescido de acordo com essa demanda.

 

A QUEM SE DESTINA

O curso se destina àqueles que lidam ou pretendem lidar com projetos dentro das organizações públicas. Aos que já estão familiarizados com a temática, é dada a oportunidade de aprimoramento, aos que ainda não estão, é dada a oportunidade de uma formação para além dos conceitos básicos.

 

QUAIS AS VANTAGENS DESTE CURSO?

- ambiente favorável

- conteúdo inovador

- relação custo-benefício

 

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

Ao final do curso, os alunos estarão aptos a elaborar um projeto com noções de captação de recursos. Isso proporcionará condições, de atuarem de modo proativo rumo ao alcance das metas a eles destinadas dentro do setor público.

 

 

INSTRUTORA:

ILÍADA BOTELHO – Professora. Mestre em Filosofia, bacharel em administração e marketing. Áreas de atuação: Docência, formação de mão-de-obra qualificada, educação continuada, oficinas temáticas, projetos, planejamento estratégico, diagnóstico organizacional e análise de sistemas.  Possui larga experiência na gestão e análise da informação para suprimento de demanda nacional em informação de utilidade pública. Na área de marketing, atua na administração do composto mercadológico aplicado ao desenvolvimento da imagem pessoal, institucional e à cidadania, bem como no marketing voltado para o ambiente interno das organizações, o endomarketing. Foi consultora da UNESCO durante 12 anos. Destaca-se entre as atividades ali desenvolvidas, a participação na elaboração do manual para aplicação do guia de simplificação de processos do Ministério da Saúde e do Ministério do Planejamento, para o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA. No campo da filosofia é especialista na obra A República de Platão, cujas pesquisas se dirigem ao modelo de administração sugerido pelo filósofo.