SECTIES E UEPB DÃO AS BOAS-VINDAS AOS ALUNOS DO PROGRAMA "LIMITE DO VISÍVEL" NA ESPEP

publicado: 25/10/2023 11h19, última modificação: 25/10/2023 11h19
WhatsApp Image 2023-10-23 at 12.15.16 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.11.03 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.11.03 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.11.03 (4).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.11.03.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-23 at 11.11.03 (2).jpeg

Na última segunda-feira (23), a ESPEP teve a honra de sediar a solenidade de boas-vindas aos alunos selecionados pelo Programa "Limite do Visível". Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba (SECTIES), a UEPB e a FAPESQ. O programa tem como objetivo promover a formação de egressos da rede estadual de ensino no nível superior, com foco em cursos voltados para o desenvolvimento tecnológico e inovação, como parte do plano de desenvolvimento do estado.

Inicialmente, estão sendo oferecidos dois cursos: "Análise e Desenvolvimento de Sistemas", que tem como principal objetivo a formação de profissionais capazes de projetar, implementar e coordenar infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo às demandas do mercado e da sociedade em constante evolução, e "Ciência de Dados", que visa formar profissionais qualificados para atuar na área de ciência de dados, suprindo a necessidade por mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação, estimulando o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a criação de novos negócios inovadores. Ambos os cursos são de natureza tecnológica e terão a duração de dois anos.

Luiza Iolanda Cortes, assessora de inovação da Secretaria Executiva de Inovação da SECTIES e coordenadora do programa "Limite do Visível", destacou que esses cursos não fazem parte do catálogo de cursos tradicionais da universidade, tornando a iniciativa um desafio inovador. A proposta curricular desses cursos foi desenvolvida de forma conjunta, levando em consideração as necessidades do estado.

Foram selecionados 160 estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas estaduais entre 2017 e 2021. A formação desses alunos está sendo financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ), que oferecerá uma bolsa no valor de R$1.000,00 para auxiliá-los na aquisição de materiais necessários ao longo do curso.

Claudio Furtado, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba (SECTIES), ressaltou a importância desse programa e como é gratificante ver o estado proporcionando essa formação em colaboração com a UEPB e o apoio da ESPEP, que sediou o início do curso, programado para ocorrer de segunda-feira (23) a dezembro deste ano. Agradeceu também a parceria contínua da Escola, representada pela Superintendente Ivanilda Matias Gentle.