Notícias

SES E CEREST-PB PROMOVEM NA ESPEP CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR E POPULAÇÃO EXPOSTA A AGROTÓXICOS NA PARAÍBA

publicado: 13/09/2023 11h02, última modificação: 13/09/2023 11h02
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-09-12 at 14.21.41 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-12 at 14.21.41 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-12 at 14.21.41.jpeg

Na última terça-feira, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) foi palco de um evento de grande importância para a saúde e bem-estar dos trabalhadores rurais e da população exposta a agrotóxicos no estado da Paraíba. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST-PB), promoveu uma Capacitação que reuniu profissionais da agricultura de municípios prioritários para abordar a Vigilância em Saúde do Trabalhador e o manejo responsável de agrotóxicos.

O objetivo central desta Capacitação foi cadastrar e orientar profissionais da agricultura que lidam diretamente com agrotóxicos nos municípios onde o CEREST-PB em colaboração com o Ministério da Saúde, identificou a necessidade premente de treinamento especializado. Esses municípios foram selecionados devido ao uso significativo de agrotóxicos em suas atividades agrícolas.

A Coordenadora do CEREST-PB, Celeida Barros Soares de Oliveira, liderou essa importante capacitação e explicou que seis municípios foram escolhidos para receberem atenção especial: Mamanguape, Rio Tinto, Cuité, Santa Rita, Pedras de Fogo e Sapé. A seleção desses municípios levou em consideração fatores como a cultura agrícola predominante e os tipos de agrotóxicos mais utilizados em suas lavouras.

A abordagem da capacitação envolveu não apenas o manejo adequado dos agrotóxicos, mas também a minimização da poluição ambiental durante o processo de aplicação. Os profissionais foram instruídos sobre as melhores práticas de manuseio dos agrotóxicos, com ênfase na necessidade de controlar rigorosamente a utilização desses produtos químicos.

Vale destacar que esse projeto, que anteriormente era realizado somente no âmbito estadual, agora foi expandido para os municípios, beneficiando não apenas os trabalhadores rurais, mas toda a população que depende da agricultura como fonte de subsistência. A iniciativa reflete o compromisso da SES e do CEREST-PB em promover uma agricultura mais segura e sustentável, protegendo a saúde dos trabalhadores e preservando o meio ambiente.

A Capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e Agrotóxicos,  representa um passo importante na busca por práticas agrícolas mais responsáveis e saudáveis, e demonstra o comprometimento do estado da Paraíba em proteger a saúde daqueles que contribuem para o desenvolvimento da agricultura local.