SES realiza oficinas de imunização com funcionários da 1ª e 14ª Gerência Regional de Saúde do Estado na ESPEP

publicado: 05/04/2023 14h19, última modificação: 05/04/2023 14h19
IMG_20230404_101854.jpg
IMG_20230404_150046.jpg
IMG_20230404_150111.jpg
IMG_20230405_140334.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nos dias 04 e 05 de abril, na ESPEP, oficinas com enfermeiros e técnicos em saúde para a implementação do plano regional de vacinação do ano de 2023. As oficinas contaram com a presença de funcionários da 1ª e 14ª Gerência Regional de Saúde do Estado.

A Coordenadora de Imunização da SES, Niele Nelbi Nóbrega de Lucena Santos, que foi responsável pelo evento, destacou que as oficinas foram divididas em dois momentos. No primeiro momento, foi trabalhado um material de boas práticas no atendimento e implantação dos POP's (Procedimentos Operacionais Padrão), que inclui desde formas de higienização das salas de aplicação vacinal até a maneira correta de aplicar as vacinas. Já no segundo momento, foram realizadas dinâmicas com os profissionais presentes, onde eles aprenderam a construir um calendário real de vacinação e debateram sobre a vacinação da COVID-19 em conjunto com as vacinas comuns.

Essas oficinas são de grande importância para a implementação do plano de vacinação regional, pois garantem que os profissionais envolvidos no processo estejam devidamente capacitados para a realização do serviço de forma eficiente e segura para os pacientes. Além disso, a discussão sobre a vacinação contra a COVID-19 em conjunto com as vacinas comuns é um tema de extrema relevância no momento atual, uma vez que a pandemia ainda está em curso e a imunização é a principal forma de prevenção.

A ESPEP, como instituição de ensino e capacitação, tem um papel fundamental na realização dessas oficinas e na formação de profissionais qualificados para atuar na área da saúde. A SES, por sua vez, reforça o compromisso com a população do estado em garantir ações efetivas de prevenção e combate às doenças, por meio da qualificação de seus profissionais e da implementação de planos de vacinação regional.